segunda-feira, 19 de maio de 2014

ORGANIZANDO A GELADEIRA

Bom dia pessoal,
    Hoje vamos organizar a geladeira, nossa companheira de cozinha indispensável. Vamos limpar, organizar e tentar manter, pois além de ficar bonito, vai contribuir para a saúde de sua família.
imagem:Gettyimages

1º passo:
Tire tudo de dentro da sua geladeira e descarte tudo que está vencido como por exemplo, sobras de alimentos que não vai mais consumir, as frutas legumes e verduras apodrecidas, entre outros.

2º passo:
Tire todas as prateleiras da geladeira, as gavetas e lave tudo em agua corrente. Deixe secando enquanto você faz a higienização da geladeira por dentro, da seguinte forma: Misture 1L de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, e vá passando com uma esponja ou paninho por dentro em todas as partes da geladeira. Em seguida, com um pano limpo e seco enxugue.

 Feito isso, é hora de arrumar a geladeira, vamos ao :

3º passo:
Coloque de voltas as prateleiras e as gavetas. e comece a devolver todos os produtos para dentro da geladeira obedecendo a seguinte organização:
   
Na prateleira de cima: Coloque tudo que pertence ao café da manhã, como requeijão, geleia, manteiga, patê etc. Você pode deixar dentro de uma bandeja, pois pode levar tudo de vez para a mesa, minimizando trabalho; Leite, sucos, achocolatados, yogurt em uso, queijos e presuntos, também devem ficar nessa prateleira, pois necessitam de maior refrigeração.

Na prateleira do meio: Coloque doces, sobremesas sempre cobertas, assim como as frutas lavadas, porem cobertas, uma boa dica são aqueles pratos de bolo com tampa transparente como na imagem acima. Coloque nessa prateleira também seu estoque de Yogurt e os ovos que também devem ficar em um recipiente com tampa.

Na prateleira inferior: Coloque as sobras das refeições sempre guardadas em potes com tampas, de preferencia transparente para facilitar a visualização. Guarde também as garrafas de refrigerantes ou outras bebidas.


Na base da tampa da gaveta: Coloque as folhas como, alface, acelga, brócolis, repolho, coentro, rúcula etc guardadas em sacos plásticos próprios para alimentos. Guarde também ai as frutas maiores que precisam está na geladeira, e que ainda não estão sendo usadas.

Na gaveta: Coloque legumes e verduras, ou em sacos plásticos próprios para alimentos, ou em divisórias, que facilita até a limpeza, veja essa dica que peguei na internet com potes de sorvete.
 

Dicas importantes:
* Lavem tudo que vier do supermercado antes de levar a geladeira;
* Não coloque os ovos na porta da geladeira, coloque-os em um recipiente com tampa, conforme informei acima;
* Nunca lave os ovos na hora que compra, apenas passe um pano úmido e guarde-os na geladeira, só lave em agua corrente na hora que for usar;
* Coloque um paninho no puxador da geladeira, isso evita marcas de dedos e sujeiras na porta;
* Limpe sempre com um pano úmido por fora da geladeira, isso evita acumulo de gordura.


No mais é só manter essa organização evitando assim o desperdício de alimentos, que ficam esquecidos, produtos com validade vencida entre outros problemas. Dá um trabalho mas vale muito a pena, ah... e existem profissionais especializados em fazer essa organização pra você, caso você prefira pagar pelo serviço, é só pesquisar na internet.

Espero que tenham gostado, aproveite e deixe um comentário, terei prazer em responder.

Bjs
Claudia

4 comentários:

  1. Olá, Cláudia!
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Dei uma passagem rápida pelo seu blog e gostei muito do que encontrei.
    Voltarei, com toda a certeza.
    Tenha uma excelente semana.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  2. Olha só que bacana... gostei da ideia de usar os potes de sorvete para organizar as gavetas, bem legal... obrigada pelas dicas.. um abraço!
    vem conferir o meu 1º FAÇA VOCÊ MESMO
    http://casamentodabruna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei tanto do seu blog Cacau!!! É muito útil, vou voltar sempre aqui.

    Obrigada pelas dicas preciosas ;)

    Já estou seguindo...


    http://blogcasinhadalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Amei o post!!
    Dicas anotadas!!
    Beijos
    Camila
    www.itglamour.com

    ResponderExcluir